Entenda sobre a importância do cálcio para a saúde

26/10/2015 - 00:00:00 | 322

Saiba o que leva à perda de cálcio e a problemas ósseos

Saiba o que leva à perda de cálcio e a problemas ósseos

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Principalmente depois da menopausa, muitas mulheres costumam se queixar de dores nos ossos. E claro, isso tem relação com a deficiência de cálcio no organismo. Mas sabia que tem como “estocar” o nutriente no organismo e prevenir incômodos futuros?
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O cálcio é o nutriente protetor dos ossos. O recomendado é desde a infância até os 20 anos de idade ingerir alimentos ricos nesse mineral. 
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Outra curiosidade é que para que o organismo absorva o cálcio é importante ingerir alimentos ricos em vitamina D como os derivados do leite e que haja exposição solar saudável, isso porque a vitamina D só pode ser absorvida pelo organismo com a ajuda dos raios solares. Sim, parece maluquice, como se um processo no corpo dependesse do outro, mas no geral, é desta forma que o organismo funciona, há diversos órgãos, diferentes funções, mas no geral, cada um depende do outro para um perfeito funcionamento.
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Como surgem os problemas ósseos? O sangue possui quantidade de cálcio, mas apenas para manter o organismo funcionando perfeitamente, uma glândula conhecida como paratireoide age retirando cálcio dos ossos para suprir necessidades do organismo. E se não houver cálcio o bastante no corpo, se os “estoques” não existem, esta retirada de cálcio pode levar a osteoporose.
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Por isso invista sim na alimentação rica em cálcio. Vale salientar que não é apenas o leite a fonte do mineral, mas o brócolis, cenoura, sardinha, verduras de folhas verde-escuras, dentre outros.
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Procure se alimentar de maneira saudável, praticar bons hábitos alimentares. A melhor maneira de prevenir problemas de saúde é por meio da alimentação.
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