Cafeína - um estimulante natural

24/03/2016 - 00:00:00 | 247

A substância age no sistema nervoso central, estimulando as funções cerebrais

 
\r\n
 
\r\n
\r\n

A Cafeína é um composto químico classificado como alcaloide, do grupo das xantinas (substância orgânica). A Cafeína pode ser encontrada em algumas plantas e é usada para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. É uma substância extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Do grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central (SNC).

\r\n

 

\r\n

A Cafeína pode ser encontrada no café, chá preto, chá mate, guaraná e chocolate. Ela pode trazer reações agradáveis para o cérebro. Ela age no sistema nervoso autônomo como estimulante, produzindo um estado de excitação. Isso explica porque o café ajuda as pessoas a despertarem pela manhã.

\r\n

 

\r\n

A Cafeína atua no sistema nervoso central como um estimulante direto por inibir a ação da adenosina. Ao diminuir os efeitos da adenosina, ela deixa nosso cérebro em constante alerta e com mais atenção e concentração, diminuindo também a fadiga mental.  É possível também que a cafeína estimule a produção cerebral de neurotransmissores como serotonina e dopamina, funcionando como um leve antidepressivo.

\r\n

 

\r\n

A Cafeína age como estimulante e pode auxiliar na queima de gorduras, pois a substância é um potente termogênico, ou seja, tem a capacidade de transformar a gordura em fonte de energia para o organismo. Além disso, essa substância também pode prevenir o diabetes.

\r\n

 

\r\n

Outro grande benefício da Cafeína é causar uma dilatação dos brônquios pulmonares, otimizando assim, a capacidade respiratória. Desta forma, muitos atletas fazem o uso prévio da Cafeína antes das atividades físicas para a melhora do rendimento físico.

\r\n

 

\r\n

Cafeína como consumir?

\r\n

 

\r\n

A Cafeína pode ser consumida na sua forma natural como é encontrada em alguns alimentos (café, chá, chocolate, erva mate), porém, devemos fazer uso da Cafeína com moderação. A sugestão recomendada de Cafeína, segundo estudos realizados, é que não devemos ingerir mais de 300mg por dia de Cafeína. 

\r\n

 

\r\n

Além disso, a Cafeína pode ser encontrada na forma de suplemento em cápsulas, encontrada em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. É extremamente importante consultar o seu médico antes de fazer uso da Cafeína cápsulas e siga todas as orientações recomendadas por ele. O consumo excessivo da Cafeína pode causar dependência, por isso, não ultrapasse a dose recomendada.

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos