Miconazol

  • Sob consulta
    Miconazol

  • Informações
  • Indicação
  • Outros produtos
  • Comentários
  • Artigos

Miconazol             

Miconazol apresentação


Os medicamentos que utilizam a substância podem ser encontrados nas seguintes formas de apresentação: Miconazol creme, Miconazol loção e Miconazol comprimido.

Miconazol para que serve?

O Miconazol é uma substância utilizada na composição de diversos medicamentos com propriedades antimicóticas, próprios para o combate a diversos tipos de micoses superficiais.

O mecanismo de ação do composto consiste em inibir os processos orgânicos que promovem a proliferação e estabelecimento dos fungos. Um desses processos é denominado biossíntese de ergosterol, o qual, impedido de se realizar, suprime o desenvolvimento das células fúngicas e, dependendo da quantidade da substância, a eliminação dessas células.

Normalmente, o medicamento que contém Miconazol funciona proporcionando o efeito fungistático (não provocam a morte das células fúngicas, mas impedem o seu crescimento). O efeito fungicida (morte das células fúngicas) é atingido quando a substância se encontra em altas concentrações.  

Os fármacos cujo princípio ativo seja o Miconazol são indicados para o tratamento de pacientes que apresentem os seguintes casos de micose:

Miconazol indicações:

- Miconazol frieira ou Dermatofitose. Popularmente conhecida como frieira, ela é provocada por fungos chamados dermatófitos que se instalam principalmente nas unhas, pele e entre os pelos. O tipo de fungo causador da dermatofitose se alimenta da queratina presente na superfície do corpo.

- Miconazol para Candidíase cutânea. Tipo de infecção provocada pelo fungo Candidaalbicans. Existem diferentes tipos dessa infecção, uma vez que ela pode afetar qualquer parte do corpo. A única forma tratada pelo Miconazol é a candidíase cutânea, ou seja, a que afeta a pele.

- Onicomicose. Tipo de infecção que atinge as unhas, tanto dos pés quanto das mãos. O fungo causador da onicomicose é transmitido através de qualquer elemento contaminado.

- Intertrigo ou Tineacruris. Essa infecção é causada pelos fungos pertencentes a mesma classe dos causadores da dermofitose ou da candidíase. No intertrigo, a região acometida pela infecção é a virilha, em virtude das condições que esse local oferece.

A contraindicação para o uso de medicamentos que contenham o Miconazol pode variar de acordo com a formulação.

De forma geral, não se recomenda a administração de medicamentos que contenham substâncias às quais os pacientes sejam alérgicos.

Embora muito tolerada pelo organismo, o Miconazol pode provocar pequenas irritações no local de aplicação, tais como sensação de queimação.



 

É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos