Cobamamida

  • Sob consulta
    Cobamamida

  • Informações
  • Indicação
  • Outros produtos
  • Comentários
  • Artigos
 
Cobamamida

Para que serve Cobamamida
 
Cobamamida serve para profilaxia e tratamento da carência de vitamina B12, resultante da ingestão insuficiente de alimentos, tratamento de anemia megaloblástica, anemia perniciosa, tratamento de difilobotriase, tratamento de distúrbios neurológicos associados com anemia maligna, tratamentos de síndrome de má absorção,  distúrbios metabólicos como anemia na gravidez, anemia pós-gastrectomia, anemia devido à insuficiência hepática, leucopenia devido à radiação, neuralgia, mialgia, artralgia, neurite periférica, paralisia de nervos periféricos, distúrbios nervosos centrais.
 
Como funciona Cobamamida
 
Com forma parecida com a da cianocobamamida e hidroxocobalamina, apresenta o grupo 5-desoxiadenosila, logo é constituinte da adenosina. Cobamamida age como coenzima da vitamina B12 na síntese de ácidos nucléicos e possui habilidade de elevar a síntese protéica. Ela também é eficiente contra a anemia e distúrbios neurológicos resultantes da carência de vitamina B12 ou de distúrbios metabólicos. A cobamamida ou adenosilcobalamina, sendo uma das formas coenzimáticas da vitamina B12, possui todas as suas funções, tem características anti-anêmicas e intervém em vários ações bioquímicas, como por exemplo na síntese de ácidos nucléicos e nucleoproteínas, nomeadamente a nível neuronal.
 
 
Atuação da Cobamamida na falta de vitamina B12
 
Quando o cloroacetaldeido é adicionado a dioldehidrase e a coenzima B12, uma ponte com o hidrogênio e a coenzima ocorre, sem modificação do cloroacetaldeido. A reação leva a perda da atividade enzimática e a conversão de adenosil hidratado da ponte enzimática coenzima para 5-deoxiadenosina. A formação de 5-deoxidenosina é estequiométrica com a inativação da enzima. Tentou-se concluir que a ponte enzimática intermediaria que ocorre consiste de 5-deoxiadenosina ou um composto parecido e o aduto entre cloroacetaldeido e cobalamina. O aduto de cloroacetaldeido-cobalamina, diferentemente do que o derivado de outros substratos, é instável e decompõe como um produto ainda não identificado. Como resultado desta decomposição ocorrer acumulo de 5-deoxiadenosina.
 

É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos